domingo, 10 de janeiro de 2010

Komeda Kissaten

Encontrar com amigos é muito bom, ainda mais com amigos tão queridos! Aqui tenho uns amigos que, mesmo não trabalhando mais com eles, nos encontramos anualmente para matar a saudade! E diferente de nós brasileiros, que passamos horas num mesmo restaurante, muitos japoneses costumam comer em algum lugar e depois, dar uma "esticadinha" em outro. Seja num karaokê, num bar ou, como é no caso dessa turma, sempre acabamos em um café. Para ser mais exata, num "kissaten".


Shironowaru: uma massa folhada com sorvete e calda de melado

Kissaten é uma cafeteria ao estilo japonês, que originalmente, servia chá e doces mas que, ao passar dos anos começaram a servir cafés, chocolates, bolos, lanches e até mesmo comidas como pizzas, espaguetes e outras variedades... O kissaten é bem frequentado pela manhã, onde eles servem o "moningu sabisu" (morning service), em que servem um café da manhã com torradas, ovo cozido, café... mas variando de um "kissa" para outro. A diferença de um "kissaten" e a cafeteria geralmente está no ambiente. O "kissaten" apresenta uma atmosfera mais nostálgica. Muitos "kissa" são pontos para os idosos terem um café da manhã com amigos, outros mais modernos servem cafés com a disponibilidade de mangás, as histórias em quadrinhos japonesas...


Aisu cocoa: chocolate com sorvete

Nesse em que fomos, é um dos mais conhecidos de Nagoya. Fundada em 1968 em Nagoya, o Komeda Kissaten hoje possui um rede de franquia que vem crescendo em vários pontos do Japão. Apresentando em seu cardápio uma variedade de cafés, chás, lanches e doces, alguns não comuns ao gosto do brasileiro, como a torrada recheada com doce de azuki (um tipo de feijão). Mesmo se não gosta de arriscar muito, há uma grande variedade de lanches e cafés assim, vale a pena dar uma entrada e conferir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário