segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ano Novo japonês

A princípio, estava querendo fazer um post com fotos da tradição da culinária japonesa para a virada do ano e ano novo, principalmente porque a passagem do ano está entre as datas mais importantes no Japão. Mas como passei a virada e o Ano Novo entre brasileiros, não pude registrar nada tipicamente japonês! Só para não passar em branco, aqui vai em forma de texto algo sobre a tradição japonesa para a virada do ano.


Boa parte das práticas, possuem forte influência religiosa. Os japoneses também são bem supersticiosos, por isso, boa parte do que se come na virada e ano novo, possui um significado.


Já no fim do ano, costuma-se fazer uma faxina geral na casa, denominado "osoji", não só para limpar o espaço físico, mas também a alma.


No último dia do ano "omisoka", é um dia para relaxar o físico, a mente e o espírito. Por isso, já se prepara com certa antecedência as refeições do último dia e os dos primeiros dias do ano que se inicia. Denominadas "osechi", são postas em caixas que, muitos atualmente compram já prontas mas, muitos já preferem até reunir a família em algum restaurante a prepará-los. Ainda na véspera, costuma se comer o "toshi koshi soba", o soba (macarrão de trigo sarraceno) da passagem do ano. Diz-se que por ser longo, simboliza longevidade. Além, a palavra soba significa perto, ou seja, proximidade do Ano Novo.


À meia-noite, da passagem do ano, para os budistas, há a cerimônia denominada "joya no kane". O sino é tocado 107 vezes antes da meia-noite e mais uma última badalada à zero hora do Ano Novo. As badaladas servem para que se lembre dos 108 pecados que existem no homem e também como saudação para o ano novo.


No primeiro dia do ano, muitos vão ver o primeiro nascer do sol do ano, denominada "hi do de". A primeira refeição do ano, geralmente é o "ozouni", uma sopa feita com mochi (bolinho de arroz sem recheio), frutos do mar , vegetais, entre outros. Diz-se que a sopa traz sorte. Depois vão fazer a primeira visita a um templo. Denominado "hatsumode", os japoneses vão a templos para rezar por um bom ano. Não se tratando exatamente de uma tradição, mas algo que tem se tornado bem comum no primeiro dia, é ir a lojas para comprar o "fukubukuro". Uma sacola com produtos a preços com desconto. O porém, é que geralmente não se sabe o que há dentro. No departamento de roupas por exemplo, colocam as sacolas, em frente de um manequim mostrando mais ou menos o que contém, o tamanho da roupa que contém dentro da sacola e só. Outros, é na surpresa mesmo. Mas mesmo assim, essas sacolas são sempre produtos disputados, principalmente no primeiro dia do ano. Essa matéria da Globo mostra um pouco dessa nova tradição.


Outras práticas ao decorrer dos primeiros dias do ano são realizadas por muitos, como o "kakizome", a primeira caligrafia do ano, onde se escreve com o pincel uma resolução para o ano ou poema, o "takoage" que é empinar pipa, o "hanetsuki", um jogo de peteca, "otoshidama", o presente em dinheiro para as crianças...


São várias as tradições, que valem a pena ser conferidas, por curiosidade, pelo sabor e, quem sabe, nos traga mesmo boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário