segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Natal Japonês...

O Natal passou por aqui e nem senti...
Apesar do país ficar todo enfeitado, sinto que esta data no Japão é ainda mais comercial do que no Brasil... é claro que no fundo o Natal em qualquer lugar acaba sendo super consumista, mas por aqui parece que só as lojas tentam te lembrar o tempo todo que é Natal, com os shoppings todos iluminados, promoções por toda parte e árvores de Natal por todo lado!
Tá... no Brasil é assim também, certo?
Mas, pra começar:

-Aqui no Japão dia 25 de dezembro é uma data como outra qualquer, isto é, todo mundo trabalha normalmente!


-Não vi um japonês desejando Feliz Natal pra ninguém, japonês ou não japonês!

No Brasil pelo menos todo mundo falava sobre os planos de Natal, celebrar com a família, a ceia...



Dos colegas japoneses que perguntei sobre o que fizeram no Natal, eles diziam que não eram cristãos, portanto não tem porque comemorar o Natal... mas é claro que todo o apelo comercial e a influência das centenas de filmes americanos a que todo mundo é exposto fazem os japoneses mudarem alguma coisa no dia 25 de dezembro...


Daí, apesar de não serem cristãos e não ter motivos pra comemorar a data (e muito menos entender a data), eles comem bolo natalino e frango no Natal.

Pena que não passei por nenhuma loja no caminho para o trabalho e de volta pra casa, porque em frente às lojas de bolos e lojas de conveniência normalmente na véspera de Natal é uma gritaria pra vender os estoques ;)

O engraçado é que aqui esta parece ser uma data romântica... em que comemora o Natal quem tem namorada, jantam juntos, trocam presentes e terminam a noite num Love Hotel.

Pelo menos esta é a imagem que eu tenho do Natal japonês.



Os bolos, pelo menos, são lindos!


Estes são os Top 3 de Natal da Deli Cake... apesar de encontrar panetone em algumas lojas japonesas, os japoneses com quem conversei nunca comeram nem nunca ouviram falar em Panetone.


E por este comercial da Kentuky Fried Chiken dá pra perceber mesmo que o Natal aqui está mais pra Dia dos Namorados do que pra Natal!



Um comentário:

  1. Realmente, o Natal passou praticamente em branco! Ainda mais tendo que trabalhar normalmente! Só no dia 25, na janta que deu pra preparar algo um pouco mais elaborado. Natal no Japão é só pra namorados mesmo e, para as crianças, só pra comer bolo, que aliás, são lindos mesmo!

    ResponderExcluir