domingo, 14 de março de 2010

Inverno é bom...

... para reunir amigos e fazer programinhas indoors. O comum aqui com uma turma de amigos meus, é fazer um bom churrasco, assim como para muitos brasileiros. Mas no inverno?! Preferimos optar por uma boa feijoada ou, um "SUKIYAKI" (すき焼き).
Há várias maneiras de se fazê-lo, mas é basicamente carne e legumes cozidos. Sempre achei que sukiyaki tinha esse nome porque a palavra suki, tem como um dos seus significados: gostar. Ou seja, cozinhar o que se gosta. Mas de acordo com o Wikipedia, o sukiyaki que tem várias histórias à respeito de seu nome, possui como uma delas a de um camponês que ao preparar o prato a um nobre, achando seus utensílios de cozinha inapropriados a este nobre, limpou a sua pá (?!) e o usou. Parece que outro significado para suki é: pá. Eu prefiro o meu feito com utensílios básicos de cozinha.
No Brasil, minha mãe sempre preparava com frango, macarrão, brócolis, cebolinha... Mas um dos mais tradicionais, ao menos é o que se vê nos pacotes próprios de sukiyaki, que eles fazem pra vender nos mercados, é feito com acelga, cebolão, cogumelos, cenoura, "toufu" (queijo de soja), macarrão udon, moyashi (broto de feijão), itokonnyaku (bloco gelatinoso feito de uma batata específica, em tiras), carne bovina em tiras finas... É preferível que se use panela com fundo mais grosso para evitar queimar. Também é muito comum se usar uma panela elétrica, ou aquele fogão tipo camping (em que se adapta uma lata com o gás), posta na mesa, e todos ao redor vão se servindo aos poucos, como num fondue. Alguns costumam se servir em sua tigela individual (owan ou tyawan), acrescentando ovo cru. Para o tempero, usa-se shoyu, sakê e açúcar ou, nos mercados japoneses, eles possuem o molho para sukiyaki já pronto. Para os que nunca prepararam e tem vontade de experimentar, aqui vai uma receita do site Cozinha Japonesa.
Qualquer que seja o modo que você o prepare, o que vale mesmo é que é uma comida saudável, que te aquece e, principalmente, é um bom modo de reunir a família ou amigos à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário